Pregação no Salmo 16 As resoluções de Davi na língua do “Pê’

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Sermão pregado pelo Pastor Marcelo Rebouças na Congregação de Bagé-RS no dia 26/05/2024
Série no Salmo – Anatomia da Alma
Texto: Salmo 16 As resoluções de Davi na língua do “Pê”
INTRODUÇÃO
Crianças: Você já brincaram da Língua do “Pê”? A língua do pê é um jeito diferente de falar quando não se quer que as pessoas saibam o que se fala na frente delas. A regra é o seguinte: É colocar a letra "p" antes de cada sílaba da palavra, desse jeito:
- Você = pvo + pcê
- Bola = pbo + pla
- Escola = pes + pco + pla
Salmo 16 criança vai falar da confiança que Davi tinha no Senhor. Deus para Davi é a fonte da sua satisfação. Davi faz algumas resoluções na linguagem do “Pê” Deus para Davi é aquele que o protege, providencia tudo que ele precisa para viver, estar sempre presença Dele e Davi confia nas promessas. Proteção, Provisão, Presença e Promessa. E você crianças, onde está a sua confiança e sua satisfação? Meu desejo é que vocês confiem no SENHOR, e busquem viver para ele.
Adultos: Você já ouviu falar sobre Jonathan Edwards? Hoje livros que mais vende são biografia. A biografia de homens de Deus vale apena ser lida. Quero resumir a vida de Edwadrs. Quando Edwards tinha dezoito anos de idade, sendo recém-convertido, resolve buscar e promover a glória de Deus em todo o seu ser.
No discurso de aproximadamente um ano, por volta de julho ou agosto de 1722 a 17 de agosto de 1723, ele escreveu, com cuidado, as suas RESOLUÇÕES”, uma declaração de missão pessoal, que o guiaria e disciplinaria em sua busca por piedade. As RESOLUÇÕES revelam a firme determinação com a qual ele procurava direcionar seus passos.
Edwards tinha em mente dois alvos principais enquanto escrevia suas diretrizes para buscar a piedade. Cada um desses objetivos estava firmemente arraigado no amplo propósito espiritual de buscar a glória de Deus.
1. As Resoluções era um guia para vida cristã de Edwards. A sua prioridade espiritual era GLORIFICAR O NOME DE DEUS. Ou seja, sua satisfação deveria estar no SENHOR.
2. As Resoluções deveriam servir como diretrizes para a análise de si mesmo. Edwards esperava que as Resoluções oferecessem critério espirituais por meio dos quais ele sondaria cuidadosamente sua vida interior
O Salmo 16 nos mostra a confiança de Davi. Sua satisfação é o Senhor, sua alegria é o Senhor. O Salmo 16 nos mostrar onde estava o coração de Davi. Assim, o Salmo nos ensina que
Ideia central: Devemos confiar em Deus na linguagem do “Pê” expressando a nossa satisfação Nele, pois cremos na ressurreição de Cristo Jesus.
Transição: A Resoluções de Davi, que é um canção de confiança envolve quatro “PÊs”
I. Rewsolução: ENVOLVE A PROTEÇÃO DO SENHOR.V.1-4
II. Resolução : ENVOLVE A PROVISÃO DO SENHOR. V.5-6
III. Resolução de Davi: ENVOLVE A PRESENÇA DO SENHOR. V.7-8
IV. Resolução: ENVOLVE A PROMESSA DO SENHOR. V.9-10
I. Resolução : ENVOLVE A PROTEÇÃO DO SENHOR. V1-4
a) Davi e sua vida. Temos visto vários salmos de Davi, diante do confronto. Davi diante da Luta mostra o seu coração no Senhor. No salmo 16 é um salmo de confiança, um cântico, certo que, temos a presença de Deus por causa de Cristo como vimos no salmo 15. Davi agora expressa a sua confiança, a sua satisfação no Senhor. Veja essa verdade ao longo Salmo 16. Davi afirma:
1. Tu és o meu refúgio (v.1)
2. Tu és o meu Senhor(adonai) v.1
3. Tu és a minha bondade (v.2)
4. Tu és a minha porção e meu cálice (v.5-6)
5. Tu és o arrimo(aquele que me sustenta/agarra) da minha sorte(destino.).(v5)
6. Tu és o meu conselheiro. (v.7)
7. Tu és aquele que está a minha direita (v.8)
8. Tu és a minha segurança . (v.9)
9. Tu és o meu guia (V.11)
10. Tu és a minha Alegria (. 11)
B) Pessoa sábia corre para Deus e encontra satisfação. E nos versos 1-4 que é o prologo ( que algo preliminar), Davi faz um contraste entre uma pessoa sabia e o insensato (não esqueça do Salmo 14), e isso nos faz lembrar de o que? Salmo 1, que descreve justo e o ímpio. Assim, a pessoa sábia busca a sua proteção no Senhor, veja o verso 1.(Ler)
O refúgio, o abrigo da pessoa sábia é o Senhor. Deus é a satisfação de Davi em dias mãos.
O verso 2(LER) tem um jogo de palavras interessante. Digo a Yahweh. Observe na sua Bíblia que essa palavra está em caixa alta. Mostrando que essa palavra é Yahweh, o Deus pactual. Contudo, a outra palavra “Senhor”, não está, por quê? Porque o termo hebraico é outro, a saber Adonai.
O termo Adonai, é senhor ou mestre se refere a autoridade de Deus sobre a vida do seu servo. Fruto de um relacionamento pactual. “Tu és, o meu senhor, e eu o teu servo”
APLICAÇÃO: “Você está disposto a abrir mão de sua vida por causa da sua fé? O conselho do mundo nunca é busque ao Senhor, tenha esperança no Senhor. O mundo diz seja feliz sem o Senhor
Davi tinha sua satisfação e buscava sua proteção no Senhor. POR QUE ELE É SERVO.
Ilustração do Servo de Deus: A história de Greg Lucas A deficiência nos ajuda a sofrer bem – GREG LUCAS BLOG http://sheepdogger.blogspot.com
É correto dizer que o sofrimento tem sido a ocasião para você crescer no evangelho e que o evangelho se tornou cada vez mais o que Deus usou para sustentá-lo no sofrimento de sua família?
Isso é muito preciso. No entanto, devo acrescentar que o sofrimento não foi apenas uma ocasião para crescer no evangelho; O sofrimento me trouxe ao evangelho. Meu testemunho em uma sentença é que um menino autista de dois anos, não verbal, deficiente para o desenvolvimento e autista com um distúrbio convulsivo me levou a Cristo.
Eu sabia sobre o cristianismo antes de Jake nascer. Eu ia à igreja de vez em quando, lia um pouco da minha bíblia algumas vezes por ano, orava quando a vida ficava dura e abraçava o estilo de vida moral de um “bom batista tradicional”. Eu era um jovem sólido, recém-casado, com um bom emprego, dois carros na garagem, uma bela casa com uma cerca branca, meu nome em um papel de membro da igreja e uma existência confortável que estava me levando direto para o inferno.
Então Deus mandou Jake para a minha vida e em um período de dois anos, um período marcado por estresse, ansiedade e sofrimento inacreditáveis, cheguei ao fim do meu conforto, o fim do meu sucesso, o fim da minha força e o fim da minha vida. Eu mesmo. E foi aqui que encontrei o evangelho, ou mais precisamente, onde o evangelho me encontrou
A vida, morte e ressurreição de Jesus não são apenas um prelúdio para a história. A misericórdia e a graça de Deus não são apenas elementos da história. O evangelho é a história! É a história de nossas vidas do começo ao fim e é a história que contaremos e celebraremos por toda a eternidade. O evangelho fixa nossa separação com Deus, mas não acaba com o sofrimento - ainda não.
Nós não apenas “confiamos em Jesus” e consertamos tudo em nossas vidas. Jake nunca foi curado, nosso casamento não foi instantaneamente feito perfeito, nossas vidas não foram subitamente livres de estresse e ansiedade, mas nossa família mudou para sempre. Essa mudança ainda está acontecendo hoje e ainda temos temporadas de grande sofrimento que continuam a nos levar de volta à grande história do evangelho.
Mas será que Davi buscava proteção somente no Senhor?
Veja os versos 3... Davi buscava motivação na Igreja. Observe que Davi está falando dos santos notáveis onde? Céu ou terra? Observe que não é os santos mas os santos. A luz do novo testamento, os santos são a igreja reunida. Ex
Efésios 1.1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso e são fiéis em Cristo Jesus. 2Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês.
Colossenses 1.1-2: 1Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, 2aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos. Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, estejam com vocês.
Ou seja, os Santos a luz do Novo Testamento é a Igreja. E Davi afirma que eles, os santos, são notáveis. Significa Nobres/Majestoso tais irmãos tem temor a Deus que é inspirador. E Davi tem prazer, deleite nesses santos.
APLICAÇÃO: A igreja é o local que você precisa olhar de forma diferente. Ela não é imune as criticas, principalmente se ela na está fundamentada na sã doutrina devemos confrontar. Não esqueça, A igreja tem um cabeça que é Cristo, e ele é o dono da sua Igreja.
Ilustração – Mestre em nado em rios quase totalmente congelado. seus alunos admirados – a água não é tem fria, mas tiveram dificuldade de sair.” e a lição: “O segredo está em quem está em cima”
Conselho pastoral:
1. Aprenda igreja chorar com os que choram, por favor. (A igreja é a família de Deus)
2. A igreja é a noiva de Cristo. Não esqueça disso.
3. Use seus dons e talentos para servi a igreja ou invés de ficar sentado criticando aquilo que sua igreja não tem. Ex: Trabalho com criança, trabalho com jovens, ação na cidade, ação nos asilos, ação nos presídios, ação missionária,
B) O insensato fugirá de Deus e encontrará tristeza. V.4 O insensato é descrito no Salmo 14, mas aqui mostra onde está o seu coração e a consequência. O salmo 1. Termina dizendo: Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Aqui não é diferente o insensato oferece adoração a outros deuses e sofre “as penas”. Literalmente sofrimentos físicos e mental.
APLICAÇÃO:O contraste desse prologo, revela o coração de Davi e dos insensatos. Davi Busca sua proteção no Senhor e a igreja é a motivação pela permanecer firme. O Insensato, busca adorar outros deuses consequentemente recebe suas penas, seus sofrimentos. Onde você busca proteção?
Onde você busca motivação para permanecer firme?
II. Resolução: ENVOLVE A PROVISÃO DO SENHOR. V.5-6
A) O SENHOR é o Nosso sustento. Davi usar agora três metáfora: porção, cálice e herança. O termo porção, se refere a terra ou lote. Tal expressão aparece poucas vezes em todo A.T, e nenhuma vez na Torá. Contudo, a luz dos livros de Crônicas e Neemias, tal termo se refere a tribo de levi, ou seja, os sacerdotes e os levitas, exemplo:
2 Cr. 31.4: 4 Além disso, ordenou ao povo, moradores de Jerusalém, que contribuísse com sua parte devida aos sacerdotes e aos levitas, para que pudessem dedicar-se à Lei do SENHOR e (Ne 12.44).
Devemos lembra que na A.T a tribo de Levi não tinha terra, mas o Senhor era o sustento daquela tribo. O Senhor era a porção.
A segunda metáfora está relacionado ao Cálice. O que significa isso? A luz de várias passagens do A.T a palavra cálice nos livro dos salmos, representa a plenitude do julgamento de Javé sobre os ímpios, os quais recebem uma medida completa do castigo que merecem
Sl 75.8 diz: Porque na mão do SENHOR há um cálice cujo vinho espumeja, cheio de mistura; dele dá a beber; sorvem-no, até a última gota, todos os ímpios da terra.
Contudo, no salmo 16 denota-se a renda como produto de sua própria porção, ou seja, o sustento ordinário pelo qual a vida se mantem, visto que a bebida é uma parte de nossa nutrição. Não só a minha terra é do Senhor, mais o meu trabalho também é do Senhor. Por isso: que ele diz, no final do versículo 5:
Tu és o arrimo(aquele que me sustenta/agarra) da minha sorte(destino).(v5)
B) Por fim: O SENHOR é a nossa Herança.v.6 O Senhor também é a herança de Davi. Essa é a característica da poesia, fala de três metáfora para afirmar que Deus é a nossa provisão, ele que me Sustenta, ele que projete, e tudo que acontece com a minha vida tem como propósito de me ensinar a ser mais semelhante a Cristo.
Calvino em sue comentário do Salmo 16 , diz:
Esta doutrina pode ser-nos proveitosa de várias maneiras. Ela deve não só desviar-nos de todas as invenções e superstições perversas, mas também de todas as seduções da carne e do mundo. Portanto, sempre que essas coisas[ tudo o que o mundo apresenta como fonte do nosso sustento e satisfação] se nos deparam com o fim de afastar-nos do único descanso que se encontra só em Deus, lancemos mão desse sentimento como um antídoto contra elas, para que tenhamos motivo suficiente de viver contentes, visto que aquele que possui em si uma absoluta plenitude de todo bem nos deu a si próprio para que dele desfrutemos. Fazendo assim, experimentaremos aquela condição de vida sempre feliz e confortante;
APLICAÇÃO: Se temos Deus como a nossa herança, nossa porção, nosso cálice experimentamos um condição de vida sempre feliz e confortante. O que ser Feliz? Ser FELIZ É TER O SENHOR COMO A NOSSA ÚNICA HERANÇA.
E tal verdade tem implicações na Santificação – Dr. Russell Shedd: “Uma pessoa santa é uma pessoa satisfeita com aquilo que Deus tem dado e revela sua satisfação em atitude de gratidão
1. Satisfação no Senhor por aquilo que tem.
2. Gratidão. Como podemos manifestar a nossa gratidão no Senhor?
III.Resolução: ENVOLVE A PRENSEÇA DO SENHOR. V.7-8
Note mais uma vez quem está com Davi em todos os momentos. Assim, como no final do Salmo 15, que descreve o cidadão do céu que busca a presença do Senhor, por que o salmo 15 termina “quem deste modo procede não será abalado”, assim também na certeza que Deus está presente, Davi termina essa porção dizendo a mesma coisa. Final do verso 8: “não serei abalado”, por quê?
A) O SENHOR é o nosso Conselheiro.v.7 Davi recebe sabedoria e orientação de dia e de noite, em todos os momentos Davi tem a orientação do Senhor. Tal orientação não simplesmente um conhecimento externo, mas sim a iluminação do Espírito Santo fazendo que as verdades divinas, sejam recebidas, onde? Coração, literalmente nos rins. Uma forma judaica de falara no interior, nas entranhas.
Salmo 139.13: Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no ventre de minha mãe.
Todo o nosso conhecimento vem de Deus é por isso que não podemos nos orgulhar.
Mas o Senhor não só enche a mente de Davi de conselho, o Senhor guia sua vida para que ele não venha ser abalado.
B) O SENHOR é aquele está diante de mim. V.8
Você já entrou em algum local por causa de uma outra pessoa? Exemplo: Tirei a Foto com Pedrinho e Felipe. Aqui é bem diferente, ele esta conosco onde estivermos.
Transição: Davi na sua canção de confiança, que é sua Resolução, ele Confia na Proteção, na Provisão, na Presença do Senhor e por fim
IV. Resolução de Davi: ENVOLVE A PROMESSA DO SENHOR. V.9-11
O Salmo não Fala somente de Davi, os autores do Novo Testamento afirmam que esse salmo aponta para Cristo, ou seja, esse salmo é messiânico. A uma frase famosa de Lutero que sempre deve esta em nossa mente ao ler os salmos, Lutero diz: “O livro dos Salmos bem poderia ser chamado de pequena Bíblia. Mui bela e sucintamente, nele é abrangido tudo que se encontra em toda a Bíblia.” Qual é o centro da Bíblia? Cristo e dos Salmos? Cristo
O comentário de Balcher diz:
O Salmo 16 é considerado um salmo messiânico porque os versículos 9-11 são usados em Atos 2:24-32. A passagem de 16:9-11 é citada e depois aplicada diretamente à ressurreição de Cristo. A justificativa para isso é que salmo 16:10 não poderia ser sobre Davi porque ele estava morto e enterrado em uma tumba, portanto ele experimentou a corrupção. Davi não estava falando de si mesmo, mas de um de seus descendentes. Sua afirmação é baseada no juramento da promessa da aliança de que um de seus descendentes se sentaria no trono. Pedro diz que Davi era um profeta e, portanto, previu e falou sobre a ressurreição de Cristo. Cristo não viu a corrupção da sepultura porque Deus o ressuscitou dentre os mortos. ( Messias , 164)
Davi, aqui fala como um profeta.
Veja na sua Bíblia como Davi era um profeta que ao escrever o salmo 16, ele estava falando de Cristo Atos dos Apóstolos 2.22–28 (Ler com a Igreja)
“Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis; sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos; ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela. Porque a respeito dele diz Davi: Diante de mim via sempre o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja abalado. Por isso, se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; além disto, também a minha própria carne repousará em esperança, porque não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, encher-me-ás de alegria na tua presença.”
Assim, o salmo aponta para obra de Cristo, e por causa dele o que recebemos:
A) No Senhor temos paz v.9 Davi esperava aquele que ia descansar o seu corpo em Segurança. A luz do NT Cristo é a nossa paz,Efésios 2.13–14Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade,”
Em E Ele “cancelou o escrito da dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente encravando-o na cruz” – Cl 2:14.
B) No Senhor experimentamos Poder. V.10 O salmo expressa a confiança de que uma pessoa comprometida com Yhwh não será abandonada à morte e, portanto, Sheol ou seja, na sepultura ou no lugar dos mortos. Fazendo paralelo com a morte está a palavra corrupção.
João 11.25 Então Jesus declarou: — Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.
C) No Senhor experimentamos a sua presença. V.11 Assim, como o salmo 15 nos ensinou nós temos a presença de Deus, por causa da obra de Cristo.
Cristo foi aquele que confiou exclusivamente no Pai, ele se alegrava no Pai e o Deus pai, no filho
Ele se alegrava no Pai
João 6.37-38 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora. 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou.
O Pai se alegrava no filho
Isaías 42.1-4: Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios. 2 Não clamará, nem gritará, nem fará ouvir a sua voz na praça. 3 Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega; em verdade, promulgará o direito. 4 Não desanimará, nem se quebrará até que ponha na terra o direito; e as terras do mar aguardarão a sua doutrina.
CONCLUSÃO
O salmo 16 é uma canção de satisfação. Davi expressa Resoluções sua satisfação no Senhor e crê na doutrina da ressurreição dos mortos.
A ressurreição corporal de Jesus nos traz todas as promessas do salmo 16, que é a linguagem do Pê, nós temos Proteção, Provisão, Presença(Salmo 15) e Promessa. Por causa de Cristo, temos uma HERANÇA (vida eterna), temos um CONSELHEIRO (Espirito fala ao nosso coração por meio da Palavra, gerando fé), não seremos ABANDONADO( Cristo disse eu estrei convosco todos os dias), temos ALEGRIA SEM FIM, por quê? ELE RESSUSCITOU
Sua satisfação foi fazer a vontade do Pai, Sua alegria foi glorificar o Pai.Eu Pergunto:O que tem tirado a tua paz? Por que te falta o contentamento? Por que tua alma está tão agitada? Confiança em Deus descansa na obra do teu salvador, busca a satisfação em Deus.
Você que não tem Cristo como o seu Salvador: Tu podes provar do melhor dessa terra, tu podes ter alegria, te encantar com as coisas deste mundo, mas o que adianta ganhar o mundo inteiro e desprezar a Cristo, o único Salvador? Confie exclusivamente na obra de Cristo
Related Media
See more
Related Sermons
See more